Mude o mundo - comece em 2014



31 de dezembro é o último dia de 2013, e neste momento, além de termos alguns merecidos dias de descanso, geralmente dedicamos todo nosso tempo e esforços ao planejamento e realização da festa de final de ano ou da comemoração, em família ou entre amigos, sozinhos ou acompanhados. Esta é uma data importante para a maioria das pessoas, principalmente, porque é uma oportunidade de estar em volta de todos que amamos, desfrutando de muita comida, saúde, bem-estar e diversão.
Apesar da noite de ano novo ser assim tão importante para a maioria, ela na verdade é uma data como qualquer outra. O primeiro dia do ano, entretanto, é o feriado reconhecido pela ONU como o dia da Confraternização Universal, que, supostamente, tem sido reservado à reflexão de como queremos que o mundo seja nos próximos 364 (ou 365) dias que ainda estão por vir. É um dia que convida todos os seres humanos do planeta a trocarem votos de paz, felicidade e saúde para o ano que se inicia, de forma sincera e verdadeira.
Por este motivo, vejo esta data como uma ótima oportunidade para desejar muito além de um simbólico “feliz ano novo”, mas que possamos dedicar este 1º de janeiro a uma reflexão aberta sobre como está o mundo neste momento; o que desejamos deixar de herança para as gerações futuras; qual tem sido a nossa real contribuição e exemplo, não apenas em questões ambientais, mas como civilização; como devemos tratar as pessoas ao nosso redor e como queremos ser tratados por elas; o que estamos fazendo para mudar o que nos deixa insatisfeitos; como fazer para transformar a nossa experiência e a dos que nos rodeiam, transmitindo as nossas mensagens não apenas em forma de palavras, mas por meio de ações no nosso dia-a-dia, pois estas sim, podem transmitir toda a verdade do que somos e do que esperamos dos nossos semelhantes, mudando o mundo de alguma forma, nem que seja, inicialmente, um mundo particular.


Comentários

Postagens mais visitadas