Que o silêncio nos defina


"A paz que você procura está no silêncio que você não faz" disse a professora Tânia em meio a uma sala de aula histérica do 3º ano do ensino médio que eu cursava em uma escola pública de São Bernardo do Campo, isso foi em 1999 e nunca saiu da minha memória.
O silêncio que alimenta nosso sono, que incomoda muita gente, que faz presumir que não se sente nada ou que se consente com qualquer coisa que foi dita, só porque nada foi expresso em palavras, como se não houvesse formas tão mais genuínas e transparentes de se transmitir uma mensagem ou uma ideia. O silêncio que transforma meu quarto, que nutre minha mente com imaginações a mil, que traz a paz que eu procuro. Silêncio que me faz criativa, permitindo-me entender que a minha cachorra nunca me disse sequer uma palavra, mas eu sei perfeitamente quando ela está feliz, triste, zangada ou doente, sei quando ela ta fazendo charme e quando quer carinho... Uma criança que não sabe falar se mostra para a mãe ou para o pai e demonstra tudo o que é necessário para que eles se preocupem ou se admirem...
...por isso gosto deste silêncio. Ele me diz muito mais do que qualquer frase ou palavras jogadas ao vento e transcende qualquer idioma. Com ele eu posso aprender a avaliar o que se as pessoas sentem de verdade, sem me deixar iludir pelo vazio de palavras ditas sem sentir, sem razão, só por dizer. Gosto deste silêncio de gente que sente muito pra se contentar em exprimir em palavras o que não tem explicação, de gente que não se dá o desprazer de estragar o momento delimitando-o com definições imperfeitas. Sinto como se fosse mais verdadeira a minha percepção de tudo, por meio de atos, por meio de olhares... por meios muito mais naturais e reais do que qualquer palavra poderia me dizer ou mostrar. Imperfeita que sou, eu não saberia ser assim tão impecavelmente silenciosa. Eu preciso usar as palavras, mesmo que impressas num pedaço de papel ou expressas em uma tela digital. Admiro as pessoas silenciosas, pois para olhos atentos, elas falam mais, muito mais do que qualquer outra pessoa no mundo.


"Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância."

Comentários

Postagens mais visitadas