SmallAdvantages - Aprendizado para a vida

Conheci recentemente o canal de um gringo chamado Gavin Roy, um estudante de ciências atmosféricas dos Estados Unidos da América, que há alguns anos começou a estudar a língua portuguesa e não parou mais. Há algum tempo eu já estava em busca de uma motivação para retomar os meus estudos de inglês, porque além de amar este idioma, ele é uma necessidade em minha profissão, por este motivo já havia baixado alguns aplicativos de conversação e acompanhava o canal Tim Explica, que por sinal também é muito legal para quem quer receber dicas de como melhorar o inglês. Entretanto, resolvi escrever este texto agora sobre o SmallAdvantages, que é o canal do Gavin, para tentar expressar aquilo que, na verdade, acredito ser quase inexplicável, porque este cara tem provido para mim (e para muitos outros brasileiros), muito mais do que o conhecimento de um idioma, muito mais do que eu poderia esperar de um canal com um propósito aparentemente tão simples como dar dicas de inglês para brasileiros. Na minha opinião, o canal do Gavin no YouTube tem sido uma inspiração para a vida como um todo, em todos os aspectos possíveis, e eu sinceramente, poderia escrever um livro sobre isto, porque entendo que trata-se de uma influência muito mais profunda para a vida das pessoas, mas tentarei resumir minha empolgação nesta singela página.
Eu tenho estudado inglês há muitos anos, na maior parte do tempo como autodidata também, e já aprendi o suficiente para ter uma boa compreensão, mas este aprendizado está muito aquém do que eu gostaria, pois a verdade é que nunca me dediquei tanto à conversação, justamente pelo medo idiota de errar, como se a vida não fosse cheia de erros inevitáveis e necessários para o nosso crescimento. Depois de tantos anos sabendo que tenho plena capacidade de desenvolver um diálogo in English, mas que não o faço por vergonha ou simplesmente por estar em uma zona de conforto, de repente eu me deparo com um cara como o Gavin, um americano que tornou-se fluente em português basicamente estudando sozinho, pelo seu próprio esforço, superando-se ao ponto de ser capaz de falar atualmente um português quase perfeito. Como eu acredito ser mais fácil para um brasileiro aprender inglês, do que para um estrangeiro aprender a língua portuguesa, vendo seus vídeos eu logo pensei “porque eu não falo inglês fluentemente ainda?”... 

Mas como mencionei no início deste texto, o canal do Gavin vai muito além do ensino de um idioma. Para mim, particularmente, é um verdadeiro palco de cultura, educação, respeito, sinceridade, informação, honestidade, inspiração e principalmente, sabedoria. Sua forma delicada e peculiar de abordar qualquer assunto com naturalidade e transparência tocou a minha alma, por isso em muitos vídeos confesso que tive uma vontade imensa de chorar, como aquele intitulado INGLÊS x PORTUGUÊS - POESIA & LETRAS, que eu tive que pausar pra escrever aqui agora. A imagem dele deitado na grama, em contato com a natureza, citando Camões e a literatura de cordel, principalmente para mim, estudante de Letras e amante de literatura e poesia, foi o clímax de uma admiração que até hoje eu só havia experimentado por algumas obras artísticas e literárias, mas nunca por um canal no YouTube

E eu poderia citar diversos vídeos como o Novidades pro Canal - METAMORFOSE onde ele  compartilha sua decisão de pausar a profissão principal para se dedicar exclusivamente ao SmallAdvantages e ilumina este momento cantando a música Metamorfose Ambulante do Raul Seixas, que ecoa pelo vídeo como pela vida do Gavin, e a emoção deste instante transcende qualquer barreira geográfica entre os seguidores e o youtuber. 

Tem também aquele outro vídeo chamado Faroeste Caboclo com Sotaque Americano, onde ele canta e toca no violão a música da Legião Urbana, me fazendo lembrar dessa minha banda preferida de todos os tempos, e sentir saudade daquela época em que a música brasileira era tão cheia de poetas e preciosidades que não se vê mais com tanta frequência hoje em dia. O outro em que ele faz um desabafo sobre sua frustração em participar do programa do Pedro Bial, dizendo que gostaria de ter falado sobre Machado de Assis, Renato Russo ou Clarice Lispector e eu só consegui pensar “pena que existe uma grande parte do povo brasileiro que nem conhece essas referências”. Sinceramente, ver um norte americano citando Graciliano Ramos, Chico Buarque ou Secos e Molhados, enquanto muita gente daqui nunca teve contato com obras desses caras, é de explodir a cabeça de tanta emoção. 



Outra publicação maravilhosa é A CULTURA DA CAÇA NOS EUA, onde ele esclarece todas as questões sobre um assunto que eu sempre tive curiosidade de saber como funciona. Ele trata desse tópico com tanta educação, conhecimento e emoção que me fez refletir sobre o quanto é importante o respeito às diferenças, principalmente porque este tema trouxe muitas críticas negativas ignorantes à sua foto publicada no Instagram. Posso citar também outro vídeo emocionante que foi o BRASILEIRO ODEIA O BRASIL?, cujo conteúdo eu fiz questão de compartilhar com a maioria dos meus amigos e familiares mais próximos, em que ele nos convida à reflexão sobre o complexo de inferioridade de muitos brasileiros em uma quase conversa de mente e peito abertos acerca da necessidade de tentarmos sempre enxergar os dois lados de uma situação, onde ele conseguiu expressar perfeitamente uma condição delicada que eu vejo de forma recorrente em nosso país, que é  conhecida como “síndrome de coitadinhos” ou “síndrome de vira-latas”, que nós todos experimentamos de vez em quando e que sabemos o quanto é ruim. 

Bem, eu poderia ficar mencionando mais um monte de preciosidades dele aqui, até mesmo aquele sobre os micos que ele pagou aqui no Brasil, pois a parte do “Bom dia CPF” me fez rir muito mesmo... entretanto, o que eu gostaria de deixar registrado sobre o canal do Gavin Roy é que, na minha opinião, ele consegue transmitir uma mensagem muito mais abrangente aos seus seguidores, ele consegue ser um grande exemplo de alguém que é guiado por sua paixão pelas coisas que faz, mostrando que tudo o que faz é bem feito, é enriquecedor, é profundo e é inspirador. Eu acredito que pouquíssimas pessoas conseguem fornecer um conteúdo com tamanha qualidade, mantendo sua originalidade e simplicidade, principalmente nos dias atuais, de forma que acabe conseguindo transmitir um conteúdo genuíno e enriquecedor. Além disso, é de arrepiar quando nos deparamos com pessoas tão profundas como o Gavin, principalmente em meio a um período de tanta superficialidade declarada como vemos hoje em dia, especialmente na internet. Faz a gente se sentir feliz por estar vivo, só para termos a oportunidade de conhecer gente assim, gente autentica, gente de valor, mesmo que seja apenas virtualmente. 

Bem, é claro que estas são apenas algumas referências mais emocionantes que eu acabei de citar aqui, mas obviamente eu recomendo o canal do Gavin em todos os sentidos, principalmente pelas dicas e ensinamentos do idioma Inglês. Mas fica a dica de um canal que vai te ensinar e mostrar muito além do idioma. É realmente cativante.

E para finalizar, reitero que esse texto é muito pouco para expressar o que eu realmente sinto pelo canal e conteúdo que ele faz, pois tem me inspirado a recuperar o amor pelo meu idioma nativo, pelo inglês, pela literatura e pela rica cultura do meu país.

Resultado de imagem para aprender inglês desafio

Comentários

Postagens mais visitadas