O poder da gratidão

"A única coisa que todos os seres humanos têm em comum é que cada um de nós quer ser feliz, diz o irmão David Steindl-Rast, um monge e estudioso ecumênico. E felicidade, ele sugere, nasce da gratidão"

Às vezes eu fico pensando naquela cena maravilhosa do filme Beleza Americana, onde a sacola plástica dança com o vento e nos proporciona a melhor sensação do mundo só por ter o prazer de observar. Essa cena me emociona porque me faz perceber o quanto é bom saber ser eternamente grato por pequenas coisas e como ver o mundo de forma mais positiva pode nos trazer uma felicidade incondicional. Acredito que é impossível ser feliz sem saber agradecer por tudo o que temos e somos, e vou começar pelo principal: 
SAÚDE. Eu sou uma pessoa absolutamente privilegiada por não ter sequer o colesterol elevado e se você, que está lendo esse texto, também é uma pessoa saudável, então somos dois sortudos que temos muito a agradecer. Já pensou hoje em quantas pessoas estão morrendo de dor nos hospitais pelo mundo enquanto você está inteiro e indolor na sua cama? Eu nunca me acidentei gravemente, nunca precisei levar pontos, nunca fui submetida a cirurgia alguma, nunca desenvolvi nenhuma doença grave. E se não fosse pela alimentação pobre e sem-vergonha que eu acabo ingerindo de vez em quando, o quadro seria ainda melhor (mas eu chego la...).
PAZ de espírito. Bem, isso eu não sei quantas pessoas no mundo conseguiriam ser absolutamente sinceras em dizer, porque infelizmente temos uma tendência de mentir para nós mesmos de vez em quando, algumas pessoas lamentavelmente habituam-se a fazer isso a vida inteira. Mas mencionei porque acredito que uma das grandes fontes de felicidade é ter uma mente e consciência tranquilas de verdade, e não me refiro a grandes coisas, mas coisas simples como não causar mal ao próximo conscientemente; tentar sempre ser respeitoso e gentil com as pessoas no dia-a-dia; ajudar os outros sempre que possível, e não me refiro só a dar esmola ou ajudar financeiramente alguém, mas dar apoio sincero a um colega de trabalho, vizinho ou um familiar em alguma atividade, por exemplo; ser leal e fiel ao companheiro ou companheira de forma genuína e não pra cumprir tabela; ou seja, poder colocar a cabeça no travesseiro ao final do dia e dormir tranquilo, com aquela sensação de alma lavada porque você fez o seu melhor e foi honesto com você mesmo, de coração...esse tipo de coisa não tem preço. Imagino quantas pessoas estão por aí infelizes com si mesmas, enfrentando períodos de tristeza, rancor, remorso ou melancolia.
APRENDIZADO: aqui eu gostaria de englobar tanto a educação em nível acadêmico, como também os ensinamentos da vida, que são tão importantes quanto. Atualmente vejo pessoas, principalmente jovens, tão preocupadas em tirar notas boas, fazer cursos e treinamentos, estudar idiomas, fazer intercâmbios, pós graduação, sair bem na foto... mas que não sabem sequer cumprimentar o porteiro, ouvir opiniões diferentes ou aprender com os outros. São pessoas que não se permitem, às vezes, nem compreender outros pontos de vista, aceitar as diferenças e ponderá-las para ampliar a própria visão, é muito ego destruindo possíveis talentos, o mundo girando muito em volta do próprio umbigo sem a percepção de que este é um dos princípios da ignorância. Costumo pensar que não adianta nada tirar dez na escola e zero na vida, pois inteligência não traz crescimento se não houver, além do conhecimento, a SABEDORIA. Sim, eu me considero sábia muitas vezes e sou grata por isso todos os dias, já consegui desviar de problemas e frustrações grandiosas em minha vida por usar o meu conhecimento e experiência, transformando tudo em sabedoria.
FAMÍLIA é tudo! Se você tem seu pai e mãe, irmãos, marido/esposa e filhos, agradeça, muita gente não tem. Eu nunca perdi um ente querido próximo e sei que ninguém está livre disso, faz parte da vida, mas agradeço a Deus por poder aproveitar todo esse tempo com as pessoas que eu amo ao meu lado, todos com saúde. Alguns amigos são quase uma família também. Fica a dica.
TRABALHO digno e gratificante. Se existe uma coisa capaz de destruir a auto-estima e alegria de uma pessoa é um trabalho muito ruim ou do qual ele não consiga tirar algum prazer. Eu acho que, neste aspecto, temos que desenvolver a habilidade de constantemente se auto-motivar porque nenhum trabalho é 100% perfeito e maravilhoso. Sempre vai ter algo que nos desagrada, pode ser o salário, beneficios, a localização, o chefe, a estrutura e muitas outras coisas, mas se você amar o que você faz e acreditar em você mesmo, já é meio caminho para a evolução, seja como empregado ou empreendedor. Uma coisa é fato: o trabalho dignifica o homem, lhe proporciona o pão de cada dia (gente, como é maravilhoso ter o que comer todo dia, já pensaram nisso hoje?) e é capaz de trazer muito progresso. Eu nunca fiquei mais de dois meses desempregada e sou muito grata por isso. Eu amo muito o meu trabalho atualmente e tenho orgulho da empresa onde estou.
SONHOS e conquistas: é maravilhoso poder sonhar e realizar nossos sonhos com muita fé e luta, é muito gratificante. E pode ser qualquer coisa como: ter um animal de estimação, criar um filho, cuidar de um jardim, comprar um carro, ter um lar/um teto, concluir a faculdade, conseguir aquele emprego, amar e ser amado, fazer uma cirurgia plástica, viajar, dar uma festa de aniversário, casar, praticar um esporte, tocar em uma banda, sentar com os amigos no bar ou simplesmente abraçar quem você ama. São tantas coisas que eu não poderia numerar. Mas por todas elas eu sou eternamente grata, inclusive pelo choro, pela dor de cabeça, o cansaço, o desentendimento, o momentâneo desalento... porque logo o sol nasce novamente e com ele nascem novos sonhos, caminhos, esperanças e expectativas, novas perspectivas de vida...essa e a graça.
Por isso eu digo OBRIGADA. E você, tem muito para agradecer?





Comentários

Postagens mais visitadas