Apenas um ao outro

Eu assisti o filme Antes doAmanhecer em uma noite monótona de 1999 [aproximadamente], em alguma sessão coruja da TV aberta. Isto foi há mais ou menos 14 anos eu era uma pessoa completamente diferente... entretanto, ele continua sendo um dos melhores filmes que eu já vi no gênero romântico, pois mostra como essa coisa de se apaixonar é simples, no final das contas. Hoje em dia eu vejo pessoas saindo pra baladas e tentando conquistar outras pessoas, pensando nas frases montadas, nas roupas certas, muitos acham que tem que ter carro e ser bem empregado, outros que tem que se vestir super bem ou ter músculos enormes, usar uma maquiagem exuberante e ter os cabelos lisinhos impecáveis. Fico pensando que esse jogo da conquista pode ser interessante em alguma fase da vida, claro, mas para mim é totalmente dispensável quando se fala de gostar realmente de alguém e querer ter um relacionamento verdadeiramente feliz. No final das contas, é como no filme mesmo e confesso que as pessoas de quem eu mais gostei em minha vida foram aquelas com quem eu vivi os momentos mais simples, sabe? Sentar em uma praça qualquer e trocar ideias por horas, olhos nos olhos, curtindo o sol e as reações um do outro, dando risada com a troca de experiências, curtindo efetivamente o momento, sem lembrar nada mais que pudesse ser mais importante do que aquele momento. Para mim, independentemente de ser para sempre, essas são as relações que valem a pena, onde podemos ser nós mesmos, completamente transparentes e a outra pessoa gosta da gente assim e vice-versa. O filme me passa uma mensagem maravilhosa, de que só é preciso aquela pessoa pra tornar a nossa vida e o nosso dia espetacular. Não precisa ter dinheiro, nem carro, nem restaurante caro, nem maquiagem, nem músculos, nem nada. Apenas um ao outro.
O que eu não imaginava era que, enfim, isto iria se tornar uma trilogia... pois é, dez anos depois do lançamento do primeiro filme veio Antes do Pôr do Sol, que é tipo uma continuação, só que contando exatamente esses dez anos de distância entre os personagens e eu achei bem interessante como eles foram realistas na continuação da história, pois continuou romântico mas com uma pitada de veracidade. Pra mim não importa se tem final feliz, mas é importante que a história convença e foi assim que senti com esse segundo filme.

Agora, em 2013, foi lançado o terceiro intitulado Antes da Meia Noite e eu sinto como se as filmagens tivessem acompanhado a minha vida, pois o amadurecimento dos personagens é como o meu próprio e a forma como eles foram expostos meio que casou com a minha capacidade de entendê-los de uma forma que talvez não poderia ter acontecido se eu tivesse visto em outras épocas. Sinto como se eu tivesse assistido aos filmes nos momentos certos, pois quando vi o primeiro tinha uns 18/19 anos, que é mais ou menos a idade do Jesse (Ethan Hawke) e da Celine (Julie Delpy), que tinham uns 23 na época, dez anos depois eu já estava com quase trinta e os personagens também e agora, com 32, quando eles têm aproximadamente 35 na história do terceiro filme.










Comentários

Postagens mais visitadas